Fernando César todos os meus sites contos e ensaios sobre relacionamentos pensamentos soltos filmes, livros e músicas fatos bizarros e humor dicas para blogs o drama feminino histórias e análises

sábado, 26 de julho de 2008

PSIQUIATRAS FORA DO NORMAL (1): KARADZIC

imagem obtida neste linkNascido em 1945, é poeta e psiquiatra. E acusado de genocídio.




imagem: WikipediaRadovan Karadzic

Seu pai fez parte de um grupo remanescente do exército da Iugoslávia, e ficou preso por um bom tempo durante a infância de Karadzic.

Karadzic chegou a estudar em Nova Iorque. Em 89, ajudou a fundar o Partido Democrático Sérvio. Em 92, a Bósnia foi reconhecida pela ONU como estado independente. Karadzic se tornou o primeiro presidente da Bósnia. Em 93, sua filha esbofeteou em um restaurante uma suposta amante dele. Karadzic publicou 5 livros de poesia, e chegou a ganhar um prêmio russo, em 94, "por seus méritos artísticos e pela elevada moral de suas obras". Karadzic queria formar a "Grande Sérvia". A guerra da Bósnia, de 92 a 95, foi o mais sangrento embate na Europa desde a II Guerra Mundial. Em 95, foi acusado de crimes de guerra (no cerco a Saravejo) e genocídio (no chamado "massace de Srebrenica, mais de 8000 muçulmanos foram mortos), e mais alguns outros crimes. Passou a ser chamado de "açougueiro dos Balcãs". Desde 96, estava foragido.

imagem: Globo.comFoi encontrado em julho de 2008, usando um nome falso e trabalhando com medicina alternativa, em plena capital sérvia. Com o nome falso de Dragan Dabic, teve a ousadia de colaborar com uma revista sobre saúde.

Seu advogado disse que ele irá se defender sozinho, e que ele pediu para cortar o cabelo e a barba...


Fontes: Wikipedia; Globo.com; UOL (1) e UOL (2)


Um comentário:

Unknown disse...

Grande Fernando!!!!

Sei que os vídeos do Thomas Szasz são meio tendenciosos e com as pessoas que converso (e em sala de aula) sempre explico os dois lados da moeda, no entanto, ainda não tinha falado sobre isso no blog.

Costumo ser muito crítico não só com alguns lances da psiquiatria mas com muitos psicólogos meia-boca que tem por aí!

Valeu por me lembrar, escreverei sobre isso ainda! Abração!!!!!