Nascido em 1945, é poeta e psiquiatra. E acusado de genocídio.
Radovan Karadzic
Seu pai fez parte de um grupo remanescente do exército da Iugoslávia, e ficou preso por um bom tempo durante a infância de Karadzic.
Karadzic chegou a estudar em Nova Iorque. Em 89, ajudou a fundar o Partido Democrático Sérvio. Em 92, a Bósnia foi reconhecida pela ONU como estado independente. Karadzic se tornou o primeiro presidente da Bósnia. Em 93, sua filha esbofeteou em um restaurante uma suposta amante dele. Karadzic publicou 5 livros de poesia, e chegou a ganhar um prêmio russo, em 94, "por seus méritos artísticos e pela elevada moral de suas obras". Karadzic queria formar a "Grande Sérvia". A guerra da Bósnia, de 92 a 95, foi o mais sangrento embate na Europa desde a II Guerra Mundial. Em 95, foi acusado de crimes de guerra (no cerco a Saravejo) e genocídio (no chamado "massace de Srebrenica, mais de 8000 muçulmanos foram mortos), e mais alguns outros crimes. Passou a ser chamado de "açougueiro dos Balcãs". Desde 96, estava foragido. Foi encontrado em julho de 2008, usando um nome falso e trabalhando com medicina alternativa, em plena capital sérvia. Com o nome falso de Dragan Dabic, teve a ousadia de colaborar com uma revista sobre saúde.
Seu advogado disse que ele irá se defender sozinho, e que ele pediu para cortar o cabelo e a barba...
Fontes: Wikipedia; Globo.com; UOL (1) e UOL (2)
sábado, 26 de julho de 2008
PSIQUIATRAS FORA DO NORMAL (1): KARADZIC
Marcadores:
psiquiatras
Um comentário:
Grande Fernando!!!!
Sei que os vídeos do Thomas Szasz são meio tendenciosos e com as pessoas que converso (e em sala de aula) sempre explico os dois lados da moeda, no entanto, ainda não tinha falado sobre isso no blog.
Costumo ser muito crítico não só com alguns lances da psiquiatria mas com muitos psicólogos meia-boca que tem por aí!
Valeu por me lembrar, escreverei sobre isso ainda! Abração!!!!!
Postar um comentário